28/06/2012

PR. RAIMUNDO CÉSAR NA IBP - Veja como foi !!!


Pr. Paulo Nascimento 
No fim da tarde da última quarta-feira (27/06), os Batistas alagoanos receberam a visita do Pr. Raimundo César Barreto Jr., atual diretor da Divisão de Liberdade e Justiça da Aliança Batista Mundial (ABM). A ABM é uma entidade que congrega cerca de 41 milhões de crentes batistas, espalhados por mais de 220 convenções em todo o mundo. A Divisão de Liberdade e Justiça, criada há dois anos, tem como objetivo a mediação de conflitos, na esfera política, especialmente ligados à questão dos entraves envolvendo a liberdade religiosa. Raimundo Barreto é baiano, bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (Recife-PE), e doutor em Teologia com especialidade em Ética Social pelo Seminário Teológico de Princeton, em Nova Jersey (EUA). Atualmente vive em Washington DC (EUA). É casado e pai de três filhos.
O encontro aconteceu no templo da Igreja Batista do Pinheiro, e contou com a presença de algumas das principais lideranças dos Batistas alagoanos, e com cerca de 50 pessoas entre pastores e membros de igrejas batistas em nosso estado. A Igreja Batista do Pinheiro ofereceu um jantar regional aos presentes, e à noite houve a Celebração da Ceia do Senhor, dirigida pelas Pastoras Odja Barros e Marinilza. O Pr. Raimundo Barreto encontra-se no Brasil por ocasião do Rio + 20, ocorrido na última semana no Rio de Janeiro. Nesta oportunidade, o diretor da Divisão de Liberdade e Justiça da ABM visitou ainda as cidades de Recife e Maceió, e segue para o Chile, para cumprir agenda junto a grupos batistas naquele país.
Em sua preleção da tarde, o Pr. Raimundo Barreto apresentou uma visão panorâmica do trabalho da ABM, assim como do setor sob sua responsabilidade. Entremeada de imagens exibidas em slides, sua fala consistiu em apresentar a difícil realidade que o trabalho batista enfrenta em alguns países, sobretudo no sul da Ásia, como o Uzbequistão, as Filipinas e Myanmar (Birmânia). Esses países se caracterizam por legislações que restringem a liberdade religiosa, o que resulta, em muitas oportunidades, em perseguição política a pessoas e a igrejas. Segundo o Pr. Raimundo Barreto, a clandestinidade tem sido uma opção corajosa entre aqueles decidiram não temer o clima de hostilidade religiosa no qual se encontram. Em sua preleção foram apresentados muitos casos pessoais de resistência feitas em nome da pregação do Evangelho a situações de opressão política.
O Pr. Raimundo Barreto fez questão fundamentar o trabalho realizado pela ABM e pela Divisão de Liberdade e Justiça numa longa tradição de luta pela liberdade de consciência que caracteriza os batistas historicamente. Dessa forma, em sua fala dialogou com o legado de Thomas Helwys, primeiro pastor batista ordenado na Inglaterra no início do século XVII, e refugiado na Holanda em função da perseguição religiosa enfrentada em seu país. Para o Pr. Raimundo Barreto, o legado de Thomas Helwys nos convida a não esquecer que os batistas já foram uma minoria perseguida, e que nenhum crescimento denominacional deve ser motivo para restringir a liberdade de consciência de grupos que hoje são minoritários. Ao final da preleção, houve um momento para a participação do auditório, em que algumas questões foram aprofundadas.
Em sua preleção do culto da noite, o Pr. Raimundo Barreto partiu da passagem de Efésios 6,10-20, e exortava a todos a não fazer apenas uma leitura meramente intimista e espiritualista da passagem. Em sua visão, o texto de Paulo nos convida a relacionar nosso chamado pessoal às lutas mais amplas de nosso tempo. Para o preletor, é preciso entender que nossa luta não deve ser contra indivíduos (“carne e sangue”), mas contra sistemas de dominação (“dominadores deste mundo”), que buscam perpetuar a presença do mal no mundo. É função dos cristãos se engajarem nas lutas contra todas as formas de maldade humana, sem negligenciarem sua dependência de Deus, em vez que nenhuma estratégia meramente humana foi capaz de minimizar a maldade no mundo.
A noite foi encerrada com a celebração da Ceia do Senhor, dirigida pelas Pastoras Odja Barros e Marinilza, tendo como auxiliares cinco adolescentes pertencentes à congregação da Igreja Batista do Pinheiro no Alto da Madeira, na cidade de Jacaré dos Homens-AL.

26/06/2012

PR. RAIMUNDO CÉSAR NA IBP

Olá queridos irmãos!


Na próxima quarta-feira (27/06) nossa comunidade de fé IBP terá a honra de receber o Pr. Raimundo César Barreto, atual diretor da Divisão de Liberdade e Justiça da Aliança Batista Mundial. O Pr. Raimundo César Barreto é doutor em Teologia com especialidade em Ética Social, e fundador do Centro de Ética Social Martim Luther King Jr. em Salvador-BA. Na próxima quarta-feira ele fará palestra para pastores e demais líderes batistas alagoanos, a partir das 17:00h na IBP. Haverá um jantar regional servido aos presentes, e logo depois o Pr. Raimundo César Barreto será o preletor em nosso culto de oração com a celebração da Ceia do Senhor. Se você deseja se inteirar acerca da ação dos batistas no mundo, reserve esse tempo para estar conosco.


Um forte abraço !!!

13/06/2012

EXPOSIÇÕES EM 2ª CORÍNTIOS

Olá pessoal!


Iniciamos na IBP uma série de exposições sobre a 2ª Carta de Paulo aos Coríntios. Esses estudos bíblicos se darão capítulo por capítulo e acontecerão sempre às quartas-feiras, no nosso culto de oração. As exposições serão feitas pelos pastores Wellington Santos, Odja Barros e Paulo Nascimento, sequencialmente. Se você tem curiosidade de conhecer os pormenores desse importante escrito apostólico, reserve esse tempo para estar conosco.


Um forte abraço !!!

05/06/2012

UMA SEMENTE QUE GERMINA NA GENTE!


Johndalison Tenório

Semana da ecologia na Igreja Batista do Pinheiro, uma semente que germina na gente!
Pelo segundo ano consecutivo, a Igreja Batista do Pinheiro comemora a semana do meio ambiente com a realização da sua Gincana Ecológica. Mesmo em tempos onde a agenda ambiental está na mídia, não foi um evento de grande monta. Não houve uma mobilização maciça da comunidade religiosa. Não sensibilizou de imediato, as pessoas que vivem no entorno do templo. Estavam ali algumas crianças e adolescentes da IBP, seu pastor e pastora, alguns adultos simpatizantes as causas ecológicas, duas representantes de uma cooperativa de material reciclável. Um grupo singelo, como singelas são as sementes de qualquer árvore. Pequenas, frágeis, até certo ponto vulneráveis, mas carregadas da energia da vida! Assim somos nós! Pequenos, frágeis e até certo ponto vulneráveis, mas carregados da energia da transformação. E assim começo esse texto, querendo fazer uma analogia entre semente e gente. Ou talvez encontrar as parecenças entre gente e semente. Ambos têm em si a dinâmica do mutável. Ambos são passíveis a processos que atuam nos seus futuros.
Esse pequeno movimento, dentro de um espaço restrito, é ignição para um novo olhar ante as questões ambientais, das pessoas que dele participaram. Constantemente provocadas à reflexão ecológica no espaço onde vivem ou congregam, denunciaram nas atividades lúdicas da gincana a realidade da desordenação do nosso bairro, o descaso com a seletividade do lixo, a indiferença de quem teve seus “materiais recicláveis” recolhidos. Não é assim também com as sementes?! Chegam ao solo, afundadas pelas patas dos animais, cobertas pela ação do tempo ou socadas na terra pelo homem, no restrito espaço que ocupam iniciam em pequenos movimentos, o desembocar de um broto. Vida visível que surge, com potencial de transformar o ambiente local.
Jesus de Nazaré, um contador de estórias extraordinário, apresenta o grão de mostarda como a menor das sementes, entretanto, expõe todo o esplendor de seus benefícios para animais e homens, e afirma que se nossa fé tiver o tamanho do grão de mostarda podemos mover montanhas! O exagero, assinatura literária, notável na maioria de suas falas! Está longe da vigarice ou do jocoso. É o marcante estilo das parábolas orientais, para nos ensinar o possível tangível. Não há dúvidas que uma vez vencidas as etapas da germinação, onde apenas 5% das sementes sobrevivem ao primeiro ano de vida, as expectativas de se tornar planta crescem exponencialmente.
Se a semente não cair no chão, quais chances têm?! A última tarefa de nossa gincana foi um ato de esperança, responsabilidade. Fé. No crepúsculo, nossas crianças e adolescentes, escavaram a terra e plantaram brotos no jardim da IBP. Para muitos, algo novo! O contato das mãos com o barro. Ali não mais havia mais três equipes disputando pontos, mas sim partícipes da Comunidade Una, Terra. Terminada a tarefa, selamos um pacto de proteção ao nosso jardim. Impossível não lembrar: “Iahweh Deus tomou o homem e o colocou no jardim para o cultivar e o guardar.” (Gênesis 2:15). De mãos dadas, ainda marcadas de terra, em torno do jardim finalizamos o evento com uma oração.
O movimento ecológico da Igreja Batista do Pinheiro está nos seus primeiros momentos. Mal começamos a germinar! Há ainda toda uma estatística contra nós nessa trajetória. Empolgação momentânea, modismo, descompromisso, desânimo são variáveis que modificam toda a probabilística de sucesso! No entanto, a provocação de Jesus de Nazaré quanto a nossa fé, faz toda a diferença. É fé que aposta na vida. É fé que aposta no bem viver. É fé nas exaustivas lutas pela execução das alternativas de desenvolvimento e da sustentabilidade planetária. Fé na conscientização ecológica, fator transformador de postura e cultura do modelo mercadológico vigente. Fé nas crianças e adolescentes que participaram da gincana ecológica. Fé nos adultos, que ali estavam, tutores naturais desses pequeninos. É fé na semente que germina na gente.