20/11/2011

TIRAR DA CRUZ OS POVOS NEGROS

Olá pessoal!


No dia 20/11/2011, Dia da Consciência Negra, o Pr. Paulo Nascimento nos trouxe uma reflexão visando mostrar porque temas como esse deveriam fazer parte do ensino cotidiano das igrejas cristãs. Usando a imagem de Simão Cirineu (Mt 27,32/Mc 15,21/Lc 23,26), um negro obrigado a carregar a cruz de Jesus, o pregador nos desafia a contribuir a tirar a cruz dos negros em nossos dias. Mensagem intitulada "Tirar da cruz os povos negros", pregada no culto vespertino da IBP.


Para assisti-la, CLIQUE AQUI!


Abraços fraternos!

"CHOQUE DE MUNDOS"

Olá irmãos queridos!


Numa manhã memorável, com a presença do Pr. Orivaldo Pimentel Lopes Jr. (Natal-RN), tivemos o privilégio de ouvir uma daquelas mensagens que fazem o coração queimar, e nos marcam por muito tempo. O tema da mensagem foi "Choque de mundos". Baseado em Atos 16,16-40, o Pr. Orivaldo Jr. nos desafiava a fundir o mundo de nossa vida privada com o mundo da vida pública, com todas as questões que lhe concernem. Uma mensagem inquietante, desafiadora, constrangedora, impossível de não ser levada em consideração, pregada na IBP, na manhã do Dia da Consciência Negra, 20/11/2011.


Para assisti-la, CLIQUE AQUI!  


Abraços fraternos !!!

13/11/2011

CHUVA, LAMA E FÉ

Um breve experiência da Escola Bíblica da IBP em Chã Preta/AL

Neste dia 13 de novembro do corrente ano, a Congregação Batista no pequeno município de Chã Preta, na zona da mata alagoana, recebeu com muita alegria um grupo de irmãos e irmãs da classe dos novos convertidos sob a direção do Pr. Wellington Santos, para realizar a escola bíblica no Sítio Caçamba, distante 08 km da cidade.
A caravana de carro seguiu estrada adentro rumo às jaqueiras e mangueiras daquela localidade fria e verde na qual reside a família da fundadora da missão batista, irmã Josefa Jerônimo da Silva, mulher guerreira e exemplo de fé para a caminhada do povo de Deus neste torrão e em Alagoas.
A escola bíblica – iniciativa da própria classe – se reuniu em baixo de uma jaqueira em banco, cadeira e no tradicional tamborete de madeira. Aquela deliciosa sombra e ventinho fresco, ajudaram nos testemunhos, lágrimas, sorrisos e sororidade presentes no rosto de cada um (a) e, principalmente, no olhar pacato da irmã Josefa Jerônimo.
Posta a formação da sala, após a oração inicial, foi realizada a leitura da 1ª Carta de João, capitulo 4 e compartilhados alguns trechos do livro estudado, Com Jesus na Contramão, do Frei e Teólogo popular, Carlos Mesters. Em comemoração aos seus oitenta anos de caminhada no chão nordestino, nada melhor que partilhar suas palavras e experiências com a realidade caçambense.
A escola bíblica foi dirigida pela agricultora, mãe de seis filhos, viúva, baluarte da Congregação Batista a qual caminha cerca de 08 de Km para adorar a Deus na companhia da sua família de Fé aos domingo à noite. A experiência da irmã Josefa Jerônimo deu uma belíssima aula de devoção, compromisso e fé em Deus. Um verdadeiro exemplo de serviço e lealdade à santa Palavra de Deus, pois em meio ao cataclismo religioso da fé descartável e lealdade pequena, a irmã Josefa Jerônimo prova que ainda é possível viver uma fé engajada e compromissada com a justiça.
As lágrimas nos rostos de todos que ali estavam para aprender com a teóloga irmã Josefa Josefa Jerônimo, eram visíveis. O testemunho (aula) emocionou a todos e a todas ao ponto de provocar o irmão Vando Santos – recém chegado na família IBP – suas palvavras conduziu o grupo à uma profunda reflexão: “Eu me sinto envergonhado, extremamente envergonhado com minha fé pequena, sinto que tenho feito muito pouco, o comodismo da vida urbana nos distanciam dessas experiências simples, coisas simples que perdemos há muito tempo.”
A irmã Josefa Jerônimo – apesar de suas limitações de saúde e instrução – não mede esforços para estar quinzenalmente nas atividades da Congregação, auxiliando nos cultos e visitações. Exemplo de fé, busca a Deus diariamente em suas orações, leituras bíblicas e solidariedade comunitária, esta família do Sítio Caçamba fortalece e anima a caminhada batista neste torrão íngreme.
A escola bíblica além dos frutos do Espírito ali vividos e sentidos a todo momento, contou com uma deliciosa sobremesa (doce de mamão com coco) representando a doçura do Espírito,a felicidade proporcionada por Deus aos seus filho e filhas mesmo nos rincões mais distantes em meio a poeira, lama, chuva, frio e calor.
No retorno para a cidade, uma forte e repentina chuva nos pega de surpresa, ao ponto de termos que caminhar por alguns minutos em meio a lama e muita água. Não poderia ser melhor, chuva, lama e fé – combinação perfeita – para o caminhar dos novos convertidos na família IBP e, acima de tudo, na fé em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Ao chegarmos à cidade a escola bíblica teve sua continuidade ao visitarmos uma jovem portadora de necessidades especiais, abandonada pelos seus familiares, necessitando urgentemente do apoio da igreja. Ali foi possível reconhecer que ainda temos feito muito pouco pelos pobres deste mundo, herdeiros do Reinado de Deus. As lágrimas daquela jovem de vinte e sete anos nos comoveram sobremaneira.
Desse modo, a caravana retornou à capital Maceió com a certeza de que o Reinado de Deus se desdobra a cada dia neste torrão frio e chuvoso e que a família IBP ainda tem muito o que aprender na caminhada de fé com esse povo simples e acolhedor sempre.
Continue orando por este projeto, pois temos a plena convicção de que a Palavra de Deus se cumpre a cada dia nesta caminhada ao longo de seis anos nos rostos desses irmãos e irmãs que muito nos ensinam com suas experiências de vida e compromisso com o Reinado de Deus.
Nossos agradecimentos a esta caravana de fé que nos deu a honra de sua visita neste domingo chãpretense, um dia diferente, um dia muito importante para nossa caminhada e perspectivas futuras. A todos e todas, nosso muito obrigado pelo apoio e companheirismo de sempre e aqui fica lançado o desafio: que outras classes da escola bíblica possam também compartilhar dessa experiência chãpretense.
Louvado e engrandecido seja o nosso Deus por todos os seus benefícios derramados sobre nós. Deus seja sempre louvado pela sua sabedoria e misericórdia.
         Paz sobre a IBP.
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos...” 
(Lucas 4:18)
         Adriano Trajano
Pastor da Congregação Batista em Chã Preta/AL
Chã Preta, 13 de novembro de 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE "JESUS E O JOVEM RICO"

Olá queridos(as)!


Baseado nos textos de Lucas 18,18-30 e Marcos 10,17-31 -- ambos sobre o diálogo entre Jesus e o jovem rico -- o pregador teceu algumas considerações sobre auto-engano, performance religiosa e comunhão com Deus. Como evitar o auto-engano diante de Deus? O que nos falta para ter uma comunhão plena com Deus e conosco mesmos? O que nos escraviza? Impossível não refletir diante desse apelo à consciência. Mensagem pregada na IBP, em 13/11/2011, pelo Pr. Wellington Santos.


Para assisti-la, CLIQUE AQUI!


Abraços fraternos!

10/11/2011

BOLETIM DOMINICAL - 13/11/2011

Para ampliar, clique na imagem.

Frente

Verso


TRIBUTO A JOSÉ COMBLIN

Olá irmãos e irmãs!


No dia 27 de março desse ano a teologia latino-americana perdeu um de seus mais criativos representantes: o Pe. José Comblin. Nascido na Bélgica em 1923, mas radicado no Brasil desde 1957, Pe. Comblin é considerado uma das mentes mais lúcidas dentre aquele círculo de teólogos identificados com a Teologia da Libertação. 


Para nosso último encontro da FTL-AL em 2011, decidimos prestar um tributo a um dos teólogos que mais honraram o tema da "opção preferencial pelos pobres". Neste encontro, o Pr. Paulo César Pereira (Igreja Batista nos Bultrins, Olinda-PE) nos trará uma comunicação baseada em seu trabalho de mestrado (aprovado com distinção na Universidade Católica de Pernambuco) sobre a teologia pastoral de Comblin. Os detalhes seguem abaixo.


TEMA: "Pastoral urbana: uma abordagem a partir do teólogo Joseph Comblin"
ORADOR: Pr. Paulo César Pereira (Olinda-PE)
LOCAL: Igreja Batista do Pinheiro (Maceió-AL)
DIA/HORA: 03 de dezembro, às 9:00h
INVESTIMENTO: R$ 5,00
REALIZAÇÃO: FTL-AL, IBP e Aliança de Batistas do Brasil

*Haverá um café regional servido aos presentes. 

06/11/2011

CORRIDA DA BÍBLIA: INSCRIÇÕES ABERTAS !!!

Para ver os detalhes, clique na imagem.



DEUS NÃO SABE SOMAR

Queridos(as)!


Segue mais uma mensagem pregada no culto vespertino da IBP, no dia 06/11/2011. Fundamentado no discurso de Elifaz de Temã, no livro de Jó (4,7-8), o pregador confrontou a ideia de "justiça retributiva", onde cada ato humano é recompensado na mesma proporção por seus atos bons ou maus. Lançando mão de Colossenses 2,6-14, o pregador recordava a todos que "Deus não sabe somar pecados, mas cancelou na cruz para sempre a dívida humana para com Ele". Mensagem pregada pelo Pr. Wellington Santos.


Para assisti-la, CLIQUE AQUI!

A MESA DE DEUS

Olá irmãos e irmãs!


Segue a mensagem pregada no culto da EBD do dia 06/11/2011. Baseado no primeiro capítulo do livro de Daniel, o pregador meditou no tema "A mesa de Deus". Usando a metáfora de uma mesa farta, o pregador nos desafia a resistir aos "manjares do rei", e a nos fartar do alimento simples que Deus oferece. No fim das contas, são os alimentos simples, oferecidos na "mesa de Deus", que nos sustentam em nossas crises e intempéries na vida. Mensagem pregada pelo Pr. Paulo Nascimento.


Para assistir à mensagem, CLIQUE AQUI!


Abraços fraternos! 

04/11/2011

SEMINÁRIO NOVA VIDA EM CRISTO: INSCRIÇÕES ABERTAS

Para ampliar, clique na imagem.



ENCONTRO DE GERAÇÕES NA IBP (DIA "D"): VEJA COMO FOI !!!

Olá irmãos e irmãs!


No último sábado, 29/10/2011, aconteceu na IBP o primeiro "Encontro de Gerações", o chamado "Dia D", promovido pelo nosso Ministério para Adolescentes. A proposta do encontro foi reunir pais/mães e filhos adolescentes para um momento de descontração e também de reflexão. 


Estiveram presentes, ao todo, cerca 40 pais/mães e adolescentes. A noite contou com dinâmicas voltadas para as questões do cotidiano familiar, discussão em pequenos grupos, e, ao fim, os pais/mães se reuniram com o Pr. Wellington Santos, enquanto os adolescentes se reuniram com o Pr. Paulo Nascimento para troca de experiências e reflexão. 


O Pr. Wellington descreveu o evento como um "momento de resistência", em um tempo em que o diálogo aberto e o calor da comunhão familiar vão perdendo cada vez mais espaço para a dinâmica do trabalho e do mercado, e para a tecnologia e o entretenimento. 


Essa foi apenas a primeira edição. Se você, pai/mãe ou adolescente ficou de fora, fique ligado(a) e comece a se organizar para a segunda edição do nosso "Encontro de Gerações". 

ÁLCOOL + DROGAS + DIREÇÃO: AS CONSEQUÊNCIAS

Queridos(as)!

Uma das maiores empresas de marketing do mundo resolveu passar uma mensagem para todos por meio de um vídeo criado pelo TAC (Transport Accident Commission) e teve um efeito fantástico na Austrália...
Depois desta mensagem, 40% da população da Austrália deixou de usar drogas e de consumir álcool nas datas comemorativas.
Espero que todos assistam, mesmo que não se alcoolizem ou usem drogas, e que reflitam e repassem.