Pastoral da Negritude IBP


Fundada em 15 de novembro de 2005, a Pastoral da Negritude foi formada por um grupo de nossa igreja diante do interesse e da necessidade de alguns negros, negras e pessoas comprometidas em despertar a comunidade evangélica para uma consciência negra, resgatando a presença e a cultura africana na história bíblica, construindo para a inclusão social dos(as) afros descendentes, lutando contra a discriminação racial, preconceitos, xenofobia e correlata.
Fazemos parte de uma igreja que caminha na luta pela justiça social, respeitando as demais religiões e repudiando todo e qualquer tipo de discriminação. Nossa base está nas Escrituras Sagradas que é a nossa rega de fé e prática, afirmando que: "não pode haver judeu; nem negro; nem escravo; nem liberto; nem homem; nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus". Gálatas 3.28


---*---*---

RODA DE DIÁLOGOS:
Negritude nas Igrejas Evangélicas
11/06/2016



---*---*---

RODA DE CONVERSA
TEMA: PERTENCIMENTO ÉTNICO 
19/03/2016

Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro e o Anajô promovem uma tarde de reflexão sobre pertencimento étnico.








---*---*---

DIA DA MULHER
08 de março de 2016

Participação na celebração do dia 08 de março junto com o Grupo Flor de Manacá refletindo sobre os altos índices aos quais nossas irmãs negras são submetidas.












---*---*---

N O T A 

A Aliança de Batistas do Brasil, representada em Alagoas pela Igreja Batista do Pinheiro e sua pastoral da negritude, vem a público lamentar o triste episódio de intolerância religiosa que se arrasta no MP  de Maceió, em virtude das tradicionais celebrações do dia 08 de dezembro em nossa capital.Cremos  que nossa cidade bem como todo o nosso Estado e país devam estar permanentemente de joelhos diante das muitas dores do povo, principalmente, para clamarem juntos e juntas contra o genocídio da juventude negra brasileira, que a cada dia tem sido criminalizada e violentada em suas raízes e memórias religiosas e políticas. Não concordamos que a oração se transforme em desculpa para a prática da intolerância, querendo por pretexto ocupar o espaço tradicional de outras religiões. Desta forma, manifestamo-nos a favor de uma postura de paz, justiça, amor, graça e entendimento, que produza o testemunho de evangelho de Jesus de Nazaré, que preza pela harmonia em detrimento do espíritos de beligerância.


Maceió, 02 de dezembro de 2015.

---*---*---
2015 - PASTORAL DA NEGRITUDE COMEMORA 10 ANOS NO XXI ACAMPAMENTO DA FAMÍLIA DA IGREJA BATISTA DO PINHEIRO


 



---*---*---

2014- CULTO MEMORIAL AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA







---*---*---

2012 - PASTORAL DA NEGRITUDE DA IGREJA BATISTA DO PINHEIRO RECEBE COMENDA ZUMBI DOS PALMARES DA CÂMARA DE VEREADORES DE MACEIÓ





---*---*---

2008 - SEMINÁRIO BÍBLIA NA ÓTICA DA TEOLOGIA NEGRA 
Palestrante: Adriana (CEBI/PE) 
Lançamento da 2ª edição da Revista Flor de Manacá






---*---*---

2008 - ENCONTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS NA IBP





---*---*---


2008 - SEMINÁRIO RAÍZES AFRICANAS NA BÍBLIA

19 e 20/04/2008
Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
Comunidade Eclesial Ecumênica de Base - Ordem de Pentecostes - Seminário Idealizado pelo CEBI
Favela Bola de Ouro - Jaboatão dos Guararapes





---*---*---

2007 - CULTO MEMORIAL AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA IBP








---*---*---


2007 - INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DE JORNALISTAS PELA IGUALDADE RACIAL - COJIRA/ALAGOAS




---*---*---

2007 - CONSELHO NACIONAL DE NEGRAS E NEGROS CRISTÃOS
I Encontro Nacional de Negras e Negros Cristãos - Salvador – BA
27 a 29/04/2007





---*---*---





Postagens mais visitadas deste blog

SERMÃO DE NATAL (texto completo)