16/08/2011

EXPERIÊNCIAS E CONCLUSÕES EM JAPARATINGA




Por Jeyson Rodrigues

Enquanto estivemos caminhando com nossa quase-anti-eclesial eclesia, em Japaratinga, um dos maiores privilégios que tivemos, foi contar com a companhia da família de Hilda e Edmilson sob o teto da congregação. Evidentemente, existem eclesiologias mais convencionais que vêem essa experiência, essa estadia de uma família sob o teto da congregação, como elemento anti-simbólico, descaracterizador do templo, espécie de profanação ao espaço sagrado, à casa de Deus. Mas sinto que a presença da família de Hilda foi o que tornou aquele espaço mais simbólico. Sinto que foi exatamente essa presença que caracterizou aquela casa como templo. Sinto que foi exatamente essa companhia que minimamente sacralizou nossa profana alienação ao sofrimento alheio. Sinto que partilhar o mesmo teto com essa família foi exatamente o que nos fez olhar aquela casa como casa de Deus.

Além da companhia na mesa, dos momentos de conversa e partilha de experiências, da conjunta concentração nas cenas cordel-encantadas. Pudemos viver felizes momentos de constrangimento e tristeza, e oportunidades para estreitar nossos laços, nos conhecer mais, nos preocupar, rir e chorar uns com os outros. Algumas coisas são tão simples mas tão significativas. A família sempre teve prazer em servir e proporcionar alguma alegria, algum deleite. Hilda fez questão de lavar casa, espanar telhado, cozinhar coisas simples, simplesmente deliciosas... Seu Edmilson lavou caixa d’água, consertou caixa de som, deu banho de sol nos colchões... Alisson subiu no teto, consertou as goteiras que molhavam o templo, carregou a caixa de som, literalmente, pra cima e pra baixo (nas subidas e descidas à favela). Edna foi nossa mais fiel e diligente força nas visitas aos moradores do Alto da Repetidora. Sua motivação sempre nos motivava em meio às nossas próprias desmotivações.

Edson está enamorado por uma flamenguista (futura campeã brasileira de 2011)! Alisson está com vontade de se casar. Bruno gosta muito de ler e está indo muito bem na escola. Edmilsinho pula quando fica ansioso (rsrs). Edna é muito tímida, mas incrivelmente forte e corajosa. Hilda acorda antes de todos e deita depois de todos. Sr. Edmilson não sabe escrever seu nome, mas escreve sua belíssima história de sobrevivência com muita dignidade, e lê, como poucos, as entrelinhas da história escrita por ele e por cada um de nós.

No último dia 06, Rúbia e eu visitamos Marcílio, Saionara e Ana Alice, em Porto Calvo. Visitamos o templo da igreja, cuja reforma tem demandado bastante energia. Já em Japaratinga, tivemos nossa celebração e, no dia seguinte, visitamos o Posto de Saúde da cidade. Haviam algumas viaturas quebradas. Também não havia médico de plantão. Mas foi-nos dito que o Posto oferece serviços como ginecologia, cardiologia, pediatria. O clínico geral atende dois dias por semana, à população, que pode contar com um remédio por mês, para problemas cardiológicos e outros como pressão alta, epilepsia etc.

Novamente, nos dias 11, 12 e 13, estive na cidade. A Associação de Moradores do Alto da Repetidora em Japaratinga segue o processo de institucionalização em meio às dificuldades que geralmente marcam essa forma de organização política de margem. A associação não tem quase nada. Não tem sede própria (apenas provisória – a casa de uma moradora), ainda não tem dinheiro em caixa (nem mesmo para seu registro em cartório), não tem apoio político ou financeiro. Mas tem a vontade de muitos e o empenho de alguns para que o sonho se concretize. Compramos um livro-caixa, um livro de atas, um livro de protocolo, três pastas, e conseguimos a doação de um computador. A sorte foi lançada. Nosso apoio à Associação não será mais tão sistemático. No entanto, terão consigo orientações e suporte com Johndalisson, missionário que continuará trabalhando na cidade.

Se a Associação vai ser cooptada pelas estruturas de opressão e injustiça sociais, pela política partidária local? Talvez não, talvez sim. Se vai se tornar apenas mais uma instituição? Talvez não, talvez sim. Se vai conseguir dinheiro para o registro e institucionalizar seu nascimento? Talvez sim, talvez não. Se vai existir até o fim do mês ou do ano, ou se permanecerá mais tempo? Talvez não, talvez sim. Decidimos acreditar. Acreditar nas pessoas que conhecemos e que nos inspiram confiança. Acreditar na capacidade, resistência, honestidade e inteligência que testemunhamos entre eles. Acreditar que apesar de nossa própria vaidade e incompetência, algumas coisas transcendem toda a nossa incapacidade.

Na última sexta-feira, depois de muita insistência, Seu Edmilson me permitiu conhecer pessoalmente sua realidade diária de trabalho: o palco do plantio e corte de cana. Importante pra nós, conhecer, ainda que superficial e minimamente, o contexto de onde a família que acompanhamos mais de perto, tira sua sobrevivência. Acordamos às 4h30, chegamos lá às 6h30, e chegamos de volta ao templo pelas 03h30. Ainda estou digerindo a experiência. Não pude tirar muitas fotos, não consegui nem pude trabalhar como Seu Edmilson e todos os outros bóias-frias mas, apesar da injusta e gritante-diferença entre as minhas mãos e as deles, e entre a minha resistência e a deles, foi extremamente enriquecedor trabalhar e comer ali, junto com eles. Privilégio guardado entre as mais importantes lembranças de minha vida. Agora, meu ministério tem outro nome: Ísis. Inclusive... nasce hoje à noite (rsrs).

Pedimos desculpas pelos erros e agradecemos à Igreja Batista do Pinheiro, a Wellington, Odja, Marcílio, Saionara, Cleide, Johndalisson, Bia e Mari, por possibilitarem e participarem dessa nossa pequena caminhada em Japaratinga. Concluo testemunhando que essa experiência com as pessoas mais pobres dessa cidade nos aproximou de Deus. Que nos fez desacreditar de algumas coisas. Que restaurou nossa fé em algumas outras. E que mudou nossas vidas.


Jeyson Rodrigues