13/08/2011

O GAUD E A RESISTÊNCIA DA VIDA

Por Pr. Paulo Nascimento


Nos dias de Jesus, um espírito de morte assolava as províncias da Galileia e da Judéia. Era a presença sufocante do Império Romano. Arrocho nos impostos, estupros praticados pelas legiões romanas nessas aldeias, e uma sensação de total impotência diante do Império. A passagem em que Jesus expulsa o demônio do gesareno (Marcos 5,1-20) é uma metáfora desse clima. O endemonhiado gesareno representa o espírito de morte presente no meio do povo. E o texto nos fala de como a ação de Jesus foi trazendo libertação e vida para aquela gente. Era a resistência da vida contra a morte!
Hoje em dia, o espírito de morte continua assombrando o mundo. E um de seus piores demônios são as drogas. Como imitar a Jesus nesse contexto?
O problema das drogas tornou-se questão de saúde pública. Por parte dos governos, existem as políticas de redução de danos, que se não libertam efetivamente as pessoas das drogas, ajudam a minimizar os custos sanitários com a distribuição de material descartável para o uso de drogas injetáveis. Também há as comunidades terapêuticas, voltadas para ações curativas junto aos usuários de drogas. Além dessas ações, os governos trabalham diretamente com a repressão ao tráfico, embora essa medida não logre muitos resultados efetivos. Já se fala até na legalização de algumas drogas.
Louvamos a Deus, pois além das iniciativas governamentais, alguns cristãos têm feito da luta contra as drogas o seu ministério pessoal. O GAUD (Grupo de Apoio ao Usuário de Drogas) tem sido uma das tentativas de seguir os passos de Jesus, trazendo libertação e vida para pessoas sufocadas pelo espírito de morte presente nesse contexto.
O trabalho do GAUD é interdisciplinar, pois prevê acompanhamento espiritual e psicológico de famílias, acerto de dívidas com traficantes e com a justiça, palestras educativas e atividades culturais (música, teatro, Hip-Hop) visando à prevenção entre adolescentes e jovens. Louvemos a Deus pela vida dos irmãos que fazem esse ministério. Oremos para que a exemplo de Jesus, o trabalho do GAUD continue trazendo libertação e vida a muitos jovens que hoje desejam livrar-se das drogas. Louvemos a Deus, pois a vida continua resistindo à morte!
[* Pastoral do boletim em 14/08/2011]