29/12/2018

Boletim Dominical 30/12/2018


IBP RUMO AOS 50 ANOS
“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino”.
I Coríntios 13:11

            Lembro-me de uma frase que certa vez li, não me recordo em que livro, do saudoso escritor Rubem Alves que gostaria de parafrasear: A diferença entre a juventude e a maturidade é que na primeira queremos abraçar o mundo com nossos braços, já na segunda ficamos mais seletivos e cautelosos, pois passamos a conhecer melhor nossas limitações. Pode parecer clichê, entretanto, não podemos fugir desta assertiva: Na juventude queremos tudo e em algumas ocasiões terminamos sem nada, já quando estamos alcançando a maturidade, aprendemos a duras penas que ter e alcançar tudo, além de não ser possível, não é produtivo nem inteligente.
            Será que podemos aplicar esta assertiva para uma Igreja/Comunidade de Fé que está próxima de alcançar 50 anos de existência? Sim e Não. Sim, pelo fato de que nosso desafio é de anunciarmos o Reino de Deus com seus valores atemporais (justiça, amor, paz, vida e alegria) e nos comprometermos cada dia mais com este anúncio, entretanto, não podemos nos deixar confundir com projetos numéricos de crescimento que visam transformar comunidades de fé e de acolhimento em “mega-igrejas” e/ou empresas religiosas. Não, pelo fato de que uma comunidade de fé que está chegando aos 50 anos não pode precisar que está se aproximando da maturidade, no máximo pode afirmar que já não é mais uma aventureira no mundo religioso, mas uma comunidade plena e que imagina saber para onde está andando. Lembremo-nos que enquanto uma pessoa que chega aos 50 anos praticamente está chegando na metade da sua vida nesta terra; uma igreja não pode precisar isto, pois enquanto nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré não encerrar esta história (Maranata) continuaremos por aqui com outras faces, é claro dando continuidade a missão que Deus lhe confiou. Conheci em minhas andanças pelo mundo igrejas com mais de 300 anos de história.
            Lembremo-nos da visita do Pr. José Marcos, em julho deste ano, que nos abençoou entre outras coisas com a partilha que fez sobre a ousada decisão da IB em Coqueiral em Recife. Esta comunidade quando estava com algo em torno de 79 anos de história decidiu demolir seu templo para se aproximar ainda mais das pessoas do bairro e cumprir sua missão. Uma decisão ousada que reflete ironicamente o espírito jovem desta comunidade de mais de 70 anos. Talvez possamos dizer que maturidade seria dizer não para a futilidade e perda de tempo e sim para aquilo que urge de nós decisões profundas e ousadas.
            Deixemos as coisas de menino, como nos exorta o apóstolo Paulo, e sigamos em busca da maturidade profunda que é buscar a sabedoria divina no cumprimento da missão que Deus confiou para Família IBP. Iniciemos a contagem regressiva dos nossos 50 anos que se dará em 21 de março de 2020. Até lá procuremos ouvir atentamente a voz de Deus e olhar para os lugares menos prováveis, como nos exortou nossa pastora Odja no último domingo pregando nas cenas natalinas narradas pelo evangelho de Lucas.

            Do seu pastor e amigo,
Wellington Santos



23/12/2018

Mensagem Manhã Domingo 23/12/2018


Boletim Dominical 23/12/2018


A BÊNÇÃO DE SER CASA
Baseado na experiência de Maria de Nazaré e Izabel
Lucas 1:39-56

Ser casa, dádiva divina
para quem precisa de acolhimento
e do calor de um abraço sincero.

Ser casa de portas e corações abertos.
Tendo os braços sempre estendidos para abraçar
sem preconceitos ou julgamentos.

Ser casa que acolhe
em tempos de tanta exclusão e indiferença
correndo riscos pela outra pessoa
oferecendo proteção e segurança.

Bênção maravilhosa ter casa
Porém, bênção maior ser casa
Desnudando-se de si mesmo para
Tornar-se casa e hospitalidade plena.

Nosso Deus se fez casa
Para nos acolher.
Nosso desafio é imitá-lo.
Sendo casa enquanto igreja para todos e todas.
Neste mundo carente de amor e afeto.

Que Neste Natal, inspirados nos relatos do nascimento de Jesus de Nazaré
possamos ser casa amorosa e acolhedora
resistentemente em todo tempo.

Do seu pastor e amigo,
Pr. Wellington Santos




17/12/2018

II CEIA SOLIDÁRIA

Quinta-Feira (20/12), às 20h.
Juntem-se a nós na realização da Ceia Solidária orando, doando (valor de R$ 15,00 + brinquedos) e participando com sua presença no evento!


ORANDO COM ELAS

Sororização Natalina
Segunda-feira, 17 de dezembro, às 18h30, na IBP.
Participe!!! 



14/12/2018

Boletim Dominical 16/12/2018

SEMANA MAIS QUE ESPECIAL

            Estamos iniciando hoje mais uma semana muito especial na vida da nossa comunidade de fé. No culto desta noite teremos o encerramento das atividades do culto infantil, a exemplo da semana passada quando tivemos o encerramento da EBI (Escola Bíblica Infantil), que conclui um ano de dedicação apaixonada pela formação das crianças da nossa igreja. Agora tanto a EBI quanto o Culto Infantil entram em recesso, retornando em 10 de março de 2019.
            Amanhã teremos a abertura da última semana de oração do ano. As flores de Manacá realizarão sua tradicional sopa sororal a partir das 18h, através do Orando com Elas, que tenho certeza será regado de muito companheirismo, orações de gratidão e afirmação de quem em 2019 ninguém soltará a mão de ninguém.
            Terça e quarta-feira, estaremos dando continuidade as orações e aos preparativos finais da nossa Segunda Ceia Solidária que acontecerá na Praça dos Martírios, visando alcançar nossos irmãos e irmãs em situação de rua, com muito amor e testemunho acerca de Jesus de Nazaré através do abraço e da partilha da mesa natalina.
            Quinta-feira, dia 20, a partir das 17h, estaremos chegando com o Banho Solidário (que no último dia 09/12 completou um ano de muito amor e carinho aos nossos irmãos e irmãs em situação de rua), junto com voluntários na área de saúde e de estética pessoal (precisamos de profissionais para auferir pressão, medir glicose, cortar cabelo entre outros cuidados possíveis), visando cuidar e mimar nossos irmãos e irmãs. Toda comunidade está convidada a se envolver nesta missão de solidariedade. Vamos precisar de toda força da nossa comunidade com seus múltiplos talentos e dons. Convide amigos e amigas para estarem conosco nos ajudando na praça a servir a Ceia Natalina deste ano. Lembre-se que nossa meta é alcançar cerca de 200 pessoas no jantar e agraciar 100 crianças com brinquedos.
            Na sexta-feira estaremos encerrando a semana de oração e focando nosso olhar para celebração do culto natalino deste ano que acontece na próxima segunda-feira dia 24/12 às 19h30. Natal Luz será nosso tema deste ano. Celebração simples que será marcada por uma liturgia simbólica em torno das luzes através das velas. Precisamos de doações de 400 velas e garrafas pets para este momento que acredito será belo e tocará nossos corações.
            No domingo, dia 23/12, iniciaremos nossas celebrações apenas pelas manhãs (9h às 10h20) que se estenderão até o dia 10 de março de 2019, quando deverá retornar o culto das 18h.
            Convocamos e convidamos todos e todas que fazem parte da nossa comunidade, amigos e amigas da nossa igreja para juntos e juntas tornarmos esta semana marcante no quesito adoração ao nosso Deus através do serviço aos pequeninos e pequeninas de Deus (Mateus 25:31-40) e ao exercício da comunhão na partilha da vida, dos bens, talentos e dons (Atos 2:42-47). A Deus toda glória!
            Assim será a nossa semana pré-natalina. Uma semana mais que especial!

            Do seu pastor e amigo,
            Wellington Santos



08/12/2018

Boletim Dominical 09/12/2018


DA BÍBLIA PARA A VIDA
Ide pregai o evangelho... (Marcos 16:15)

            Hoje nossas crianças que frequentam a Escola Bíblica Infantil estão encerrando o ano letivo de estudos bíblicos. Durante todo ano sob a coordenação da nossa pastora e de uma equipe de professorxs maravilhosxs, inteligentes e dedicadxs nossas crianças foram desafiadas a olharem para a Bíblia de forma a produzir vida, respeito e amor em todas as direções das vossas existências. Não estamos ensinando nossas crianças a decorarem histórias, doutrinas e regras desconectadas da realidade dos desafios dinâmicos e concretos do nosso cotidiano. O desafio é torná-las cidadãs comprometidas com os valores do Reino de Deus apresentados nas escrituras sagradas que possam redundar em transformação real através do testemunho de amor para suas caminhadas em toda esta vida.
            Quando falamos que queremos partir da Bíblia para vida, por gentileza não entenda que estamos querendo transpor aspectos culturais presentes em nossa bíblia judaico-cristã para nossa sociedade ocidental/sul-americana/brasileira/nordestina. Estamos querendo buscar valores universais presentes nas escrituras que servem para qualquer cultura e época, a exemplo dos conceitos de justiça, paz, amor e vida para todxs presentes neste livro que amamos e buscamos conhecer a cada dia com toda nossa força.
            Lembro-me de um diálogo com meu amigo e teólogo Raimundo Barreto, que fez parte dos seus estudos na Europa e atualmente é professor no renomado seminário de Princeton nos EUA. Indagava-lhe acerca do “esvaziamento” numérico das igrejas protestantes europeias, salvo raras exceções. Tendo a seguinte resposta por parte dele: “De que adianta templos cheios de gente e ruas vazias dos valores do Reino de Deus. Dizia ele, prefiro templos “vazios” numericamente e ruas cheias dos valores do Reino de Deus”. Engraçado, temos observado este fenômeno inverso em nosso país: Templos cheios de gente e ruas tomadas de violência, corrupção, racismo, homofobia, intolerância, fome, pobreza e todo tido de maldade. Quer dizer, vazias dos valores de vida e justiça preconizados por Jesus quando falou acerca do Reino de Deus.
            Nosso desafio é pregar o evangelho em obediência ao nosso Salvador e Mestre Jesus Cristo de Nazaré (Mc. 16:15) inspirados nas palavras de São Francisco de Assis: “Preguem o evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras”. Que nossas crianças e suas famílias que formam a grande, diversa e plural Família IBP, possam transpor os valores do Reino de Deus que estão presentes na Bíblia para toda sua vida cotidiana e que assim, pela misericórdia possamos ser sal e luz em meio a uma religiosidade que caminha para o obscurantismo.
            Que em 2019 possamos continuar inspirando nossas crianças a fazerem o movimento constante e dinâmico da Bíblia para Vida e da Vida para Bíblia.

            Do seu amigo e pastor,
            Wellington Santos