20/07/2018

Boletim Dominical 22/07/2018


“NÃO NEGLIGENCIAREMOS A CASA DO NOSSO DEUS”

“Pois os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer ofertas alçadas dos cereais, do mosto e do azeite para aquelas câmaras, em que estão os utensílios do santuário, como também os sacerdotes que ministram, e os porteiros, e os cantores; e, assim, não negligenciaremos a casa do nosso Deus” (Neemias 10:39).

Na época de Neemias, verificou-se um sério problema. As pessoas não estavam levando os dízimos e ofertas para o santuário. O motivo alegado era a situação econômica difícil enfrentada pela população. Como líder inspirado, Neemias buscou corrigir aquela situação. Primeiramente, ele levou o povo a jejuar e confessar os seus pecados. Depois, desafiou os judeus a assumirem e assinarem um pacto. Nele todos se comprometiam a contribuir fielmente para o sustento e manutenção do templo, e concluíam: “Assim não negligenciaremos a casa do nosso Deus”.
A decisão tomada naqueles tempos distantes serve de exemplo para nós, crentes do Século XXI. A casa do Senhor não deve ser negligenciada. Isso só acontece porque deixamos de contribuir regularmente com nossos dízimos e ofertas. Deixamos de olhar para a nossa Casa com o mesmo olhar de graça e amor com que Deus tem-nos olhado e amado. Se agirmos assim, o sustento e a expansão do Reino de Deus ficam comprometidos.  
Nosso amor pela Casa do Senhor revela, como uma espécie de termômetro espiritual, o nosso amor pelo próprio Deus.  Descrevendo a Igreja primitiva, a Bíblia diz que aqueles cristãos “vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos”, e que eles “perseveravam unânimes todos os dias no templo” (Atos 2:45, 46). Não havia qualquer negligência ali. As responsabilidades eram levadas a sério. Mas ninguém considerava que aquilo fosse um fardo pesado. Afinal, o que os motivava não era a obrigação, e sim o amor.
Vamos procurar, todos, agir da mesma maneira! Que não venhamos a negligenciar a casa do nosso Deus. Afinal, “NOSSA MISSÃO COMEÇA EM CASA”!