04/10/2019

Boletim Dominical 06/10/2019


HORTA COMUNITÁRIA, EXEMPLO DE CUIDADO DA CRIAÇÃO E ESPÍRITO SOLIDÁRIO EM TEMPOS DE EGOÍSMO E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA!!!
(I João 3:18)

            No último sábado, enquanto viajava para visitar a Congregação de Zé da Rocha (Junqueiro-AL) e realizar um casamento em Arapiraca, algo aparentemente simples e potencialmente revolucionário acontecia no pequeno condomínio onde moro desde 2003 no Tabuleiro. Três moradores do condomínio, guiando um carrinho de mão recheado de hortaliças fresquinhas e sem agrotóxicos, faziam a entrega generosa e carinhosa de porta em porta da primeira colheita da horta, denominada por elas e eles que plantaram e cuidaram de comunitária. Na hora da primeira colheita, decidiram socializar com todos(as) os(as) moradoras e moradores. Eu por exemplo, lembro-me de apenas incentivar, elogiar e apoiar a iniciativa, entretanto, colocar a mão na massa eu não coloquei.
            Quando retornei de viagem e ouvi o relato através da minha filha, fui reportado a pensar que o Evangelho (Boa Nova) sonhado e propagado por Jesus de Nazaré se encontra vivo, apesar da religiosidade tóxica de alguns que confundem espiritualidade evangélica com vida centrada em templos, regras e rituais. Fiquei pensando na afirmação da Primeira Epístola de João 4:7, 8 que diz: “Aquele(a) que ama conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. Este ato foi sem sombra de dúvidas um ato de amor à Deus. Pois, compartilhar com generosidade, alimentar um espírito solidário e comunitário é uma demonstração viva de amor e de que entendeu que a oração que Jesus de Nazaré nos ensinou como base em Mateus 6:9-15, só tem sentido pleno se o Pai/Mãe forem Nosso à exemplo do Pão (“Pai/Mãe Nosso(a) que estais nos céus...O Pão Nosso de cada dia...).
            Este final de semana nossas crianças se reuniram para conversar acerca da responsabilidade com o cuidado da criação de Deus, tendo como tema do Acampamento: Crianças na Missão, cuidam da Criação. Desde sexta-feira, elas estão debruçadas sobre o cuidado com o que nosso Deus chamou de bom (Gn. 1:31), sua bela e maravilhosa criação. Em tempos de queimadas, exploração do meio ambiente de forma irresponsável, destruição dos biomas, agrotóxicos nada Pop envenenando nossas mesas e comprometendo nossa saúde e futuro nesta terra criada e amada por Deus, indago: Quem cuida mais da criação? Os(as) que de bíblia em mãos vomitam textos sagrados em defesa disto e daquilo de forma conservadora e fundamentalista ou aqueles(as) que de forma simples e discreta, sem maiores pretensões, plantam uma horta debaixo do sol escaldante da nossa cidade para depois compartilhar com todos e todas de forma generosa? Os que plantam hortas comunitárias juntam-se aos que lutam em defesa de uma vida digna para todos(as) independentemente da cor da sua pele, condição sexual, intelectual, econômica, religiosa e etc.
            Quem sabe podemos nos espelhar no exemplo dos(as) vizinhos(as) do condomínio onde moro para de forma prática, reeditarmos o plantio de uma pequena e comunitária hortinha, que seria administrada por nossas crianças no terreno que pertence à nossa igreja? Já vivemos esta experiência, precisamos retomá-la. Amor não se mostra em palavras, e sim, em atitudes como nos afirma as escrituras em I João 3:18, que diz: “Filhinhos(as), não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.”

Do seu amigo e pastor,
Wellington Santos