27/12/2019

Boletim Dominical 29/12/2019


PARA 2020, LHES DESEJO SIMPLICIDADE!
“Olhai as aves do céu...” Mateus 6:26a

            Estamos concluindo um ano difícil e cheio de estranhas expectativas, principalmente para quem sempre lutou pela defesa da vida, inspirados na boa nova de Jesus de Nazaré (João 10:10b) e preocupados com os desequilíbrios socioeconômicos. Lamentavelmente, em nome de uma economia liberal, direitos são flexibilizados e destruídos em nome do progresso para uma classe minoritária que sempre teve inúmeros privilégios em detrimento da maioria das(os) brasileiras(os) esquecidas(os) e empobrecidas(os) nesta longa história de desigualdades. Segundo pesquisas, as regiões norte e nordeste voltaram a apresentar números dolorosos de miserabilidade e de fome. Triste e dolorosa realidade.
            Continuemos lutando em prol da dignidade e justiça para todas as pessoas. Continuemos denunciando todo tipo de violência cometida contra a criação do nosso Deus. Continuemos lutando por uma vida decente, respeitosa e segura para todas as pessoas independente do seu credo, cor da sua pele e condição sexual. Continuemos sonhando com comida na mesa de todas as pessoas, lazer, cultura, segurança e direito a crer ou não crer para todas(os).
            Em 2020, quero lhes desejar, em meio a muitas coisas, uma que será fundamental para enfrentarmos nossos desafios pessoais e públicos: Simplicidade. Aprender com Jesus de Nazaré a contemplar as aves do céu que pode significar, procurar ser feliz através da contemplação das coisas simples e disponíveis no universo. Olhai as aves dos céus, olhai as crianças brincando, olhai os idosos com seus passos lentos e com sua sabedoria, olhai os mares, olhai e deixai se embriagar com as mudanças das estações (ainda que em nossa região sejam apenas duas: sol e chuva), olhai as flores e a beleza das matas, olhai as lágrimas silenciosas e reverentes diante do sofrimento e/ou das alegrias passageiras, olhai a Ruah soprando nas celebrações em que o Divino Deus é desejado e adorado com toda sinceridade e humildade de coração.
            Sejamos simples, vivamos com simplicidade este novo ano que se aproxima. Não acumule (Mateus 6:19a) nada que não vale a pena acumular. Para que acumular coisas e bens que ao final só nos rouba energia e paz? Se for para acumular algo que sejam amizades, abraços, pedidos de perdão, sorrisos, leveza, graciosidade e muito, muito amor no coração. Sejamos simples e vivamos com simplicidade permitindo que a Divina Ruah continue cuidando das nossas vidas e operando maravilhas que chamamos muitas vezes de milagres.
            Em 2020, com a permissão do nosso Deus, completaremos 50 anos de organização como igreja de Jesus de Nazaré. Meu desejo é que procuremos nos desviar de tudo aquilo que possa querer tirar nosso foco da simplicidade. Que celebremos bastante sem, no entanto, nos perder em opulências materiais, visando impressionar os que nos cercam. Que em todo o ano de 2020 nossas celebrações de gratidão ao nosso Deus pelos 50 anos da nossa comunidade de fé sejam marcadas pela graça, poder, partilha, comunhão, resistência, amor, simplicidade e a presença inequívoca da Divina Ruah entre nós.

Do seu pastor e amigo Wellington Santos