14/06/2011

CARTA AOS PASTORES DA IBP

Maceió-AL, 12 de junho de 2011

Caros pastores Wellington, Paulo Nascimento e Odja.


É um mundo muito estranho, este em que hoje vivemos...

A banalização da violência em todas as suas manifestações, desde as mais sutis até as mais escandalosamente evidentes; o culto à personalidade por parte de quem prega a humildade; a idolatria do lucro fácil a todo custo; a falta de pudor na manipulação do semelhante, como se diferente fosse; a competitividade elevada à milésima potência; o uso inescrupuloso do nome de Deus para oprimir e submeter a caprichos pessoais inconfessáveis... Tudo isto parece sugerir que o mundo está mudando, de fato, e muito depressa, mas não necessariamente para melhor...

Olhando isto que temos à nossa volta, é fácil tornar-se pessimista e amargurado de espírito. Vivemos dias em que valores que antes se supunham fundamentais como honra, integridade moral, respeito à vida e outros, são tidos como coisas menores quando comparadas com aquilo que tem-se tornado a maior (senão a única) missão que anima homens e mulheres, nossos contemporâneos: “dar-se bem” a qualquer preço, “vencer” a qualquer custo, subir ao topo da pirâmide nem que isto signifique matar o que temos de mais belo em nós: a semelhança com o Criador manifesta em sentimentos nobres como amor, tolerância, cooperação, compaixão...

Por tudo isto é que precisamos, vez por outra, ser lembrados de que isto que vemos não é a totalidade do que há para ser visto; é apenas a manifestação mais superficial de nossas imperfeições. Precisamos ser lembrados de que, aqui e acolá, sinais apontam para a irrupção de um novo tempo, de um mundo muito diferente deste em que vivemos! A gente esquece fácil e por isto precisa que alguém, de vez em quando, nos recorde que é possível ser diferente e fazer toda a diferença; não podemos perder de vista que um mundo melhor é possível e, de fato, ele já começa a se construir quando nos dispomos a levantar a nossa voz em um sonoro e inconfundível NÃO a tudo isto que aí está. Nisto, vocês são fundamentais! Estimulando-nos, animando-nos e pastoreando-nos ao mesmo tempo em que são estimulados, animados e, por que não dizer, pastoreados, vocês mantêm acesa em nós a certeza de que o Reino ao qual pertencemos, e pelo qual dissemos um dia que daríamos a nossa vida, continua presente e deseja se manifestar neste mundo sem rumo.

Justamente por isto somos imensamente gratos a Deus por ter-nos dado a bênção de convivermos nesta comunidade que chamamos carinhosa e orgulhosamente de Igreja Batista do Pinheiro. Pedimos encarecidamente a Deus que nos mantenha juntos enquanto for este o seu propósito – e no dia em que já não for, que Ele mesmo nos presenteie novamente com alguém que saiba, como vocês, estimular em nós o que temos de melhor.

Na graça de Deus, que nos anima e nos fortalece, desejamos a vocês tudo o que há de melhor neste dia em que comemoramos o Dia da Pastora e dos Pastores.

                   Fraternalmente,

                   Diretoria da IBP

Nenhum comentário:

Postar um comentário