XIX ACAMPAMENTO DA FAMÍLIA IBP: UMA SANTA CONVOCAÇÃO!


Prª Odja Barros

Na próxima quinta-feira, dia 15/11, estaremos dando inicio a mais um Acampamento da Família IBP. São 19 anos que realizamos esse encontro de toda família IBP, portanto depois de todo esse tempo não podemos considerar este encontro como mais um Acampamento dentre os demais da IBP e tão pouco mais um evento. É muito mais do que isso. Esta é a reunião de toda Assembleia.

O acampamento da Família IBP é uma reunião anual celebrativa da comunidade, data permanente no calendário IBP que se tornou parte da nossa forma de ser Igreja.  Uma tradição que se converteu num verdadeiro rito celebrativo sendo parte do ritmo da vida da nossa comunidade assim como as festas faziam parte do ciclo da vida do povo judaico.  As festas judaicas, as sete mais conhecidas e citadas em Levítico 23: 1-44 marcavam o ritmo da vida do povo. O calendário judaico era marcado por essas festas que eram mais do que eventos eram momentos especiais na vida do povo.  Toda comunidade judaica esperava a chegada desses momentos onde todos se reuniam para celebrar juntos a fé e a vida.

As festas judaicas eram reuniões sagradas e todo povo era convocado a parar todo trabalho e se reunir durante aqueles dias solenes de alegria e ação de graças pela proteção e cuidado de Deus.  Assim tudo começava com aquilo que eles chamavam santa convocação: “Naquele mesmo dia vocês proclamarão uma reunião sagrada e não realizarão trabalho algum. Este é um decreto perpetuo para as gerações onde quer que vocês morarem” (Lev. 23:21). Os celebrantes não se reuniam para simples lazer e diversão. Toda a cerimônia buscava reafirmar e aprofundar o sentido da fé no Deus criador e libertador.

O Acampamento da Família IBP é para nós que fazemos parte da família IBP algo semelhante a essas reuniões solenes da comunidade judaica. Tempo de celebrar e reafirmar a nossa fé e a nossa comunhão.  É um momento solene onde a comunidade IBP se reúne para descansar, festejar, celebrar e ser alimentada pela palavra de Deus. Além disso, nos batismos que acontecem na praia de paripueira a comunidade recebe simbolicamente os frutos de vida que o Senhor tem acrescentado a nossa caminhada a cada ano.

Neste ano desfrutaremos dos sermões do Pr. Carlos Queiroz que estará encerrando nossos estudos sobre o sermão do monte e ainda teremos um presente a mais que será a visita do Pr. Josué Campanha que nos brindará com sua presença e palavra na celebração de encerramento no domingo pela manhã.

E se não bastasse tudo isso ainda teremos este ano a retomada das atividades do coral IBP dentro do processo de recomposição do ministério de música. Tudo isso e muito mais coisas que nos aguardam nestes dias. A santa convocação está feita e a festa está pronta! Esperamos você!

Postagens mais visitadas deste blog

SERMÃO DE NATAL (texto completo)