06/07/2018

Boletim Dominical 08/07/2018


CUIDAR DA CASA COMO FORMA DE RESISTÊNCIA
Neemias 10:39

O doutor em Sociologia pela Universidade Paris VII e professor na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Ciências Humanas Marc Bloch, de Estrasburgo, o pensador francês David Le Breton (Le Mans, 1953) encarna como poucos de seus contemporâneos a melhor tradição intelectual de seu país. Na Espanha, publicou com êxito livros como El silencio, Elogio del caminar e Desaparecer de sí: una tentación contemporánea, com os quais aposta em formas concretas de resistência diante da desumanização do presente. Dr. Le Breton é autor de uma celebre frase que chamou muito minha atenção estes dias nas redes sociais: “Ficar em silêncio e caminhar são hoje em dia duas formas de resistência política”.
Dr. Le Breton ainda assevera: “Boa parte da nossa relação com o ruído procede do desenvolvimento tecnológico, especialmente em seu caráter mais portátil: sempre carregamos sobre nós dispositivos que nos recordam que estamos conectados, que nos avisam quando recebemos uma mensagem, que organizam os nossos horários com base no ruído. Esta circunstância veio incorporar-se às que já haviam tomado forma no século XX como hábitos contrários ao silêncio, especialmente nas grandes cidades, governadas pelo tráfego de veículos e por numerosas variedades de contaminação acústica. Neste contexto, o silêncio implica uma forma de resistência, uma maneira de manter a salvo uma dimensão interior frente às agressões externas. O silêncio permite-nos ser conscientes da conexão que mantemos com esse espaço interior, o silêncio a visibiliza, enquanto o ruído a esconde. Outra maneira de nos conectarmos com o nosso interior é o caminhar, que transcorre no mesmo silêncio. O maior problema, provavelmente, é que a comunicação eliminou os mecanismos próprios da conversação e se tornou altamente utilitarista com base nos dispositivos portáteis. E a pressão psicológica que suportamos para os armazenarmos é enorme (http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/572949-ficar-em-silencio-e-caminhar-sao-hoje-em-dia-duas-formas-de-resistencia-politica).
O tema da nossa campanha missionária 2018, segue uma ideia “simples” e desafiadora a exemplo da “aparente e simples frase” do Dr. Le Bronte. Queremos mudar o mundo, impactar a sociedade, salga e iluminar nossa cidade, cuidando primeiro da própria CASA. O desafio da campanha missionária deste ano segue exatamente uma fórmula bem objetiva: Não podemos continuar avançando sem parar para mergulhar dentro da nossa própria casa e procurar organizar as coisas.
A temática é inspirada nas palavras de Neemias, quando convocando o povo e seus líderes para reconstruir a cidade que se encontrava em ruínas, anuncia: “Não negligenciaremos a casa do nosso Deus” (Neemias 10:39). Precisamos cuidar desta casa, onde muitxs de nós temos sido curadxs, abençoadxs e restauradxs. Precisamos cuidar desta casa, pois, daqui dependem outras casas à exemplo de: Jacaré dos Homens, Alto da Madeira, Palestina, Alegria, Japaratinga e Chã Preta. Se tivermos saúde financeira, administrativa, organizacional, espiritual e relacional, poderemos cumprir a missão que Deus nos confiou, visando glorificá-lo e exaltá-lo por tudo.
Que de uma forma aparentemente “simples”, como propõe o Dr. Le Bronte, caminhar e silenciar como forma de resistência política, possamos sem muita invenção e stress, juntxs de mãos e corações irmanadxs, cuidar da nossa querida CASA chamada Família Batista do Pinheiro.
Que a Divina Ruah derrame gotas dos céus (como diria a pastora Lilian Guarani-Kaiowá) sobre à vida de cada um e cada uma que ama e acredita no projeto de vida, justiça e evangelho que anunciamos a partir deste lugar que chamamos IBP.
Do seu pastor e amigo,
Wellington Santos