30/11/2018

Boletim Dominical 02/12/2018


GRATIDÃO E SERVIÇO
Como posso retribuir ao Senhor Toda a sua bondade para comigo?
(Salmos 116:12)

Temos vivido tempos de muitas bênçãos e dádivas dos céus enquanto comunidade de fé. Pela infinita misericórdia do nosso Deus, conseguimos resolver situações que causavam embaraço na vida administrativa da nossa igreja que já perduravam por alguns anos, como: 1. Contas vencidas, que além da questão da fidelidade na contribuição financeira, também contaram com compromissos que surgiram de forma inesperada; 2. Organização do rol de membros que se encontrava desatualizado; 3. Finalmente depois de anos de dedicação e de muito trabalho de várias lideranças que passaram pela diretoria da nossa comunidade, conseguimos de forma pacífica e festiva votar e aprovar o novo estatuto da nossa igreja numa manhã histórica de domingo para ficar na lembrança de quem se fez presente. Desta forma, estamos concluindo este ano com uma certa leveza e sentimento de dever cumprido.
Faz apenas 15 dias que vivemos outra experiência místico-comunitária em Paripueira por conta do nosso XXIII Acampamento da Família IBP. A presença mais uma vez das nossas congregações, a alegria e o desejo de estar juntxs de todxs que foram ao acampamento, os cultos celebrativos junto com as reflexões inspiradoras e desafiadoras do Pr. Henrique Vieira (Carol e Maria) nos deixaram com uma forte convicção: A resistência só está começando, pois ninguém soltará a mão de ninguém na certeza de que quem apostou que o amor se acabou está profundamente enganado, pois tudo que Deus toca vira ouro.
Mediante este cenário de gratidão e de celebração, na certeza de que o Espírito Santo está soprando sobre nossas vidas enquanto igreja, somos convidadxs para darmos nossas mãos e juntxs agradecermos ao Senhor e cuidarmos dos nossxs irmxs em situação de rua (I João 3:17, 18). Dia 20 de dezembro, a partir das 17h, estaremos na Praça dos Martírios para mais uma Ceia Solidária. Iniciaremos com cuidados pessoais e higiênicos. Vamos precisar de enfermeirxs e cabeleleirxs junto com todxs que estarão organizando as mesas para o jantar que se iniciará às 19h. Convocamos toda comunidade para que possamos servir cerca de 200 irmxs em situação de rua e de presentearmos as crianças presentes com brinquedos.
Gratidão e Serviço serão nossos dois lemas deste mês de dezembro, refletindo que apenas servindo ao próximo é que podemos de alguma forma responder a indagação do escritor do Salmo 116:12. Venha participar conosco e viver esta experiência linda de sair um pouquinho de si mesmo para se jogar num encontro pessoal com Jesus de Nazaré neste final de ano (Mateus 25:31-40).

Do seu pastor e amigo,
Wellington Santos




13/11/2018

AVISO

⚠️ ATENÇÃO!
Devido ao nosso Acampamento da Família IBP, que acontecerá no período de 15 a 18 de novembro de 2018, não teremos o Culto de Oração Quarta-Feira (14/11) e os Cultos da Manhã e Noite de Domingo (18/11).
Estaremos todos(as) reunidos(as) no acampamento em um momento de comunhão e reflexão!!

09/11/2018

Boletim Dominical 11/11/2018



XXIV ACAMPAMENTO DA FAMÍLIA IBP
Tempo de Comunhão e de Fortalecer Nossa Comunidade de Fé

Irmãos e irmãs, daqui a uma semana estaremos dando início ao nosso XXIV Acampamento da Família IBP. Tempo de comunhão e de fortalecimento da nossa caminhada enquanto comunidade de fé que segue ao Senhor Jesus Cristo de Nazaré. No decorrer de um ano muitas águas rolam por baixo da ponte das nossas existências. São águas que mudam nossa rota em todo instante. Umas são águas abençoadas que regam e fertilizam a terra árida. Outras são águas de tempestades que acabam gerando desorganização e, porque não dizer, algum caos ao nosso entorno. Por este motivo, nosso acampamento é um tempo especial de renovo e de novos olhares para o futuro.
Quero convidar e convocar você que faz parte deste CORPO chamado IBP a se juntar conosco estes dias em Paripueira (15 a 18 de novembro). Na última quarta-feira, no culto de oração, desafiava os irmãos e irmãs presentes para abraçar a missão que foi entregue pelo próprio Deus à nossa comunidade de fé, baseando este desafio nas palavras de Jesus que se encontram no Evangelho de João 4:35: "Abram os olhos e vejam os campos. Eles estão maduros para colheita". O objetivo desta mensagem que volto a destacar, é convidar e convocar todos e todas para este tempo juntos e juntas em nosso acampamento anual, visando fortalecer e irmanar ainda mais nossas energias, segurando firmes nas mãos uns dos outros, visando realizar toda missão que Deus nos confiou. Desta forma, caso você tenha alguma dificuldade financeira para fazer sua inscrição, procure falar com Sarah e Laudicéia. Em nome de Jesus não fique de fora. O mais importante neste momento é estarmos juntos e juntas. Tenho certeza que elas encontrarão a melhor forma de lhe ajudar.
Quanto à estrutura física do local (acomodações), sei que não ideais. Pensemos na comunhão e na festa da unidade. Três dias sem muito conforto não mudarão sua vida, entretanto, estes dias juntos e juntas ouvindo e refletindo na Palavra de Deus, louvando ao nosso Senhor Jesus, orando comunitariamente, partilhando a vida, as lutas e os sonhos, com certeza farão muita diferença na vida de todos e todas que estarão presentes.
Apelo para que líderes dos ministérios da nossa igreja mobilize seus liderados/lideradas e grupos, animando e estimulando cada um e cada uma no objetivo de desfrutarmos deste tempo como Família IBP. Todos os nossos acampamentos anuais ligados aos ministérios, viagens e atividades gerais apontam para este momento que marca sempre um tempo especial de nos conhecermos, reconhecermos e nos fortalecemos para novos desafios que nos aguardam enquanto igreja de Jesus.
Na certeza de que teremos um tempo precioso enquanto Comunidade de Fé, desejo para cada um e cada uma, bênçãos dos céus neste dia que o Senhor Jesus nos deu. Nos encontraremos na próxima quinta-feira pela manhã em Paripueira para juntos/juntas com o Pr. Henrique Vieira e família, nossas congregações e missionários/missionárias celebrarmos mais um tempo gracioso de graça, paz, derramamento do Espírito e renovação de sonhos em nosso meio.

Do seu amigo e pastor,
Wellington Santos 




03/11/2018

Boletim Dominical 04/11/2018

NOSSA MISSÃO COMEÇA EM CASA ATRAVÉS DA UNIDADE E DO FOCO EM JESUS DE NAZARÉ
I Coríntios 12:12-27; Filipenses 3:13, 14 e Hebreus 12:2*

            Esta é a primeira pastoral após o desgastante período eleitoral em nosso país. Estamos saindo do processo eleitoral (legítimo) que dentre outras coisas deixará marcas em nossas memórias como um tempo de muitas mentiras (fake news), discursos de ódio, intolerância e muitas rusgas em grupos virtuais de amigxs, irmxs e famílias de uma forma geral (talvez esteja na hora de retornarmos aos grupos presenciais do olho no olho).
Tínhamos dois projetos em disputa: Um considerado de esquerda desgastado pelo tempo de governo, erros, muita perseguição midiática (que acabou gerando um sentimento de ojeriza na população) e claro falta da tão necessária autocrítica. Outro assumidamente de extrema-direita marcado pelas postagens em redes sociais, falta de debates presenciais e exposição clara das suas propostas e ideias, baseando quase todo tempo no discurso do “anti” alimentando o ódio a chamada esquerda e seus “perigos” requentados da chamada guerra fria. A questão agora, baseando-se no sistema em que vivemos que é a chamada democracia representativa, é que o projeto de extrema-direita venceu as eleições, também marcada pelo alto índice histórico de abstenções, votos brancos e nulos (cerca de 41 milhões de um total de 147 milhões de eleitorxs).
Enquanto Igreja Corpo de Jesus Cristo de Nazaré (I Coríntios 12:12-27), não precisamos fazer de contas que foi um tempo de paz e debates respeitosos. Ficamos assustados com o comportamento de alguns que na defesa apaixonada do seu candidato, esqueceram-se de valores precisos para nossa comunidade de fé (respeito a diversidade, luta contra todo tipo de preconceito e principalmente a defesa intransigente da paz e do amor que são a síntese da fé cristã (Mateus 22:36-40; Romanos 14:17 e I João 4:7, 8). Vida que segue. Nossa esperança é que o lixo que estava debaixo do tapete e/ou dentro dos nossos corações, tenha saído todo para fora e que façamos um Autoexame, pedindo perdão ao Senhor das nossas vidas pelos exageros e fazendo o caminho do retorno ao amor incondicional e radical para com todos e todas.
Nas palavras do apóstolo Paulo é preciso deixar as coisas que atrás ficam e prosseguir para o alvo (Filipenses 3:13, 14). Já o escritor da carta aos Hebreus nos exorta a mantermos nossos olhos fitos/fixos/focados em Jesus de Nazaré (Hebreus 12:2). É tempo de resgatarmos nossa Unidade. Temos muitos desafios que acreditamos pela ressonância comunitária, ser a voz do Espírito/Huah que nos comissionou para o serviço e anúncio do Reino de Deus, através das nossas missões/congregações (Chã Preta, Alegria, Japaratinga, Palestina, Alto da Madeira e Jacaré dos Homens), banho solidário, entrega de sopa nas ruas/praças, cesta do amor, pequenos grupos, ministério de visitação, pastoral da negritude, flor de manacá, barnabés, abapi, jubapi, grupo da terceira idade, ministério infantil e nossos deliciosos acampamentos (inclusive daqui a 11 dias estaremos juntxs com a permissão de Deus em Paripueira para mais um abençoado Acampamento da Família IBP com nossa tradicional corrida, comunhão, lazer, orações matinais e muita celebração).
Sugiro para finalizar como pastor desta igreja que lutemos para focarmos nossos olhos no Emanuel = Deus CONosco (Mateus 1:23) para que possamos nos diferenciar daquelxs que querem usar sua fé para oprimir os demais. Creio num Deus que se encarna e anda CONosco no nosso meio como amigo e não como Senhor/Imperador (João 15:12-15). Que possamos reafirmar como comunidade do Cordeiro, que ninguém soltará a mão de ninguém.

*Gentileza ler todos os textos bíblicos sugeridos!!!

Do seu pastor e amigo,
Wellington Santos