03/05/2019

Boletim Dominical 05/05/2019


IRRADIANDO ESPERANÇA E SABOR
“Vocês São o sal da terra...vocês são a luz do mundo...” (Mateus 5:13, 14)

            Sexta-feira passada, dia 03 de maio, acordei por volta das 6h30 da manhã como de costume. Após orar e regar as plantas, fui ler as notícias e verificar algumas mensagens de WhatsApp. No grupo da Boa Idade da nossa igreja, uma me chamou a atenção em especial: Era um áudio de uma senhora do bairro do Pinheiro, sem identificação, dizendo-se cansada por conta de toda situação e que tristemente pensava em tirar a própria vida. Imediatamente escrevi para a pessoa que havia compartilhado o áudio, solicitando que a mesma tentasse identificar a pessoa em destaque para que pudéssemos fazer uma visita e levar, assim, um abraço, oração e esperança em nome de Jesus de Nazaré.
            Fiquei a refletir comigo acerca das palavras de Jesus de Nazaré em destaque logo acima: “Vocês são o sal da terra e a luz do mundo”. Sabe irmãos e irmãs, muitas vezes estamos tão assoberbados de afazeres, notícias e preocupações, que vamos “lendo e ouvindo” os gritos (alguns silenciosos, outros não) ao nosso redor sem muita atenção. Estamos tão mergulhados(as) em nós mesmos que nos comportamos como alguém que não tem esperança nem uma palavra assertiva de graça e amor para o mundo em que vivemos. Em vez de irradiar esperança, graça e fé em tempos de crise, acabamos como qualquer outra pessoa apenas irradiando o assombro e a “escuridão densa da noite” anunciada em verso e prosa por aqueles e aquelas que se alimentam do nosso medo e fraqueza.
            Meu desafio para todos e todas que fazem esta linda família chamada IBP é que possamos resistir no campo do anúncio, disputando e fazendo o contraponto em meio a narrativa sombria que insiste em destacar morte, tragédia e destruição; que anunciemos e possamos irradiar cheios de esperança, graça, sabor e luz, a vida e a vitória que há em nosso Deus (Salmos 121). Ser realista é fundamental para não sermos alienados(as) e manipulados(as), entretanto, manter o senso crítico e os olhos na Cruz nos livra de afundarmos como aqueles e aquelas que não tem esperança. Sejamos, pois, Sal e Luz em nossas casas, trabalhos, escolas, ruas, bairros e grupos sociais/virtuais diversos, irradiando Esperança e Sabor por todos os lados em todo tempo.

Do seu pastor e amigo,
Wellington Santos