18/05/2019

Boletim Dominical 19/05/2019


FAMÍLIAS EDIFICADAS EM AMOR

“Dele todo o corpo/família (grifo pessoal), ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4:16)

            Todo ser humano sonha em encontrar um lugar familiar e acolhedor para sentir-se amado e protegido. Quando pensamos em espaço familiar se faz sempre necessário que primeiro ampliemos este conceito para além do meu núcleo, seja lá qual formação possa ter (Mateus 12:46-50), e em segundo lugar envidar esforços para que todo núcleo familiar, por mais diverso, singular e “estranho” que possa ser, seja respeitado e protegido de qualquer ataque do mal.
            O apóstolo Paulo escrevendo aos Efésios, capitula: “Cristo é a cabeça, logo todo corpo/família precisa estar ajustado e unido pelo auxílio de todas as “juntas”. Desta forma, acaba crescendo e edificando-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (grifo pessoal de Efésios 4:16). Observe que o apóstolo destaca que para que haja ajuste e unidade, todas as “juntas” precisam auxiliar. E mais, para que haja crescimento e edificação em amor, todos e todas precisam realizar a sua função. Querer um corpo/família ajustado, unido, em crescimento e edificado em amor é o desejo de todos e todas, entretanto, a pergunta que se faz necessária é a seguinte: Qual a minha colaboração para que isto aconteça em minha casa, escola, trabalho, igreja e em todos os círculos coletivos que possamos chamar de família que nós frequentamos?
            Eu quero que minha casa e núcleo familiar seja edificado em amor. Eu quero que toda sociedade onde vivo seja edificada e pautada em amor. Eu quero que minha igreja seja edificada e referenciada como lugar de amor. Todos e todas queremos isto. Para tanto é preciso compromisso de cada um e cada uma em “descruzar” os braços do comodismo, egoísmo, inveja, fofoca, orgulho, mentira, partidarismo, rancor, amargura, imoralidade, individualismo e tudo mais que possa dificultar um projeto coletivo de amor que possamos chamar de familiar.
            Não existe neutralidade no quesito edificar ou destruir. Nossa postura pode colaborar para ajustar, unir, fazer crescer e edificar nosso corpo familiar em amor ou nossa postura pode colaborar para desajustar, desunir, decrescer e destruir nosso corpo familiar. Qual tem sido sua função, postura e contribuição dentro deste corpo familiar em que você vive chamado de casa, igreja, escola, trabalho e sociedade em geral? (Efésios 4:16b)
            Minha oração é que nossas vidas possam servir para somar positivamente para ajustar, unir, fazer crescer e edificar em amor todos os lugares que pisar a planta dos nossos pés como pregoeiros(as) das boas novas de paz e esperança para todas as famílias, em suas múltiplas formações, da terra (Isaías 52:7).

            Do seu pastor e amigo,
            Wellington Santos