13/07/2019

ESTA É A CONGREGAÇÃO BATISTA DA ALEGRIA, VOCÊ CONHECE?
“É missão de todos nós Deus nos chama, quer ouvir a sua voz” (Zé Vicente)

            Apresento-lhes a Congregação Batista da Alegria, fica localizada na comunidade da Grota da Alegria (Benedito Bentes II), que na década de 80 era também conhecida como Grota da Caveira; uma vez que a região durante o período da ditadura militar era utilizada para desova das pessoas contrárias ao sistema e tidas como marginais. Nos anos 90, um irmão evangélico expulso da zona canavieira de Alagoas e sem ter onde morar, chega à comunidade, incomodado com o nome Grota da Caveira, ele modifica para Vale da Alegria e a partir daí nasce a primeira igreja evangélica na comunidade, que foi a Assembleia de Deus do Vale da Alegria.
Nossa congregação nasceu em 15 de setembro de 2012 como filha da IBP, a partir de um grupo de estudo formado por 13 pessoas (11 batistas e 02 católicas), que durante um ano se reuniam para estudar o Evangelho de João. Essa base bíblica nos ajudou a ser uma Igreja sinal do Reino de Deus encarnada na vida da comunidade. Sem ter um espaço físico próprio, firmamos uma parceria com o Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares (CEPEC), onde utilizamos as salas e auditório desta ONG para a realização dos cultos e outras atividades. Em 2018, fomos abençoados por uma parceria que durou três anos (o tempo de Deus), em que estamos tendo a oportunidade de construir o templo da nossa congregação. Essa parceria foi intermediada pela IBP, Aliança de Batistas do Brasil (ABB), Alliance of Baptists e a Igreja Batista de Cullowhee na Carolina do Norte, que nos abençoou.
Compreendemos que, o “Reino dos Céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo.” (Mateus 13.31), e assim, acreditamos que nossa congregação deva ser uma sementinha semeada em cada coração, onde cada um se transforme em árvore para dar sombra e fruto àqueles que precisam. Acolhemos e cuidamos das pessoas nos grupos existentes, como os de adolescentes, mulheres, homens e crianças, que se reúnem para fazer estudos bíblicos e organizar as atividades especificas a cada grupo.
Temos vivenciado com a comunidade lutas diversas, como o alcoolismo, a violência doméstica, drogas, prostituição infantojuvenil, desemprego, baixa autoestima das pessoas, mas temos procurado ajudá-las sendo uma igreja aberta e acolhedora, que recebe e motiva todos(as) a mudar de vida por meio de um evangelho pregado que valoriza a vida comunitária como sinal do Reino de Deus no meio do povo.
Acreditamos em uma igreja como a de Atos, onde “Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.” (Atos 2:44). Falamos aqui em partilha, em se aproximar para ajudar a cuidar dos necessitados e contribuir para o crescimento da Igreja do Jesus de Nazaré. E agora? Podemos contar com você na construção do Reino de Deus que deve se iniciar no meio de nós?

Pr. Valdenício Santos (Vando)