30/08/2019

Boletim Dominical 01/09/2019


ENCONTRO NACIONAL DA ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL
“NADA POR NÓS SEM NÓS”: JUVENTUDE CRISTÃ NA CONTRAMÃO DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO.

No próximo final de semana, de 06 a 08 de setembro, acontecerá o encontro anual da Aliança de Batistas dos Brasil, em Maceió-AL, na nossa comunidade de fé, Igreja Batista do Pinheiro. Organizado pelo Fórum Permanente de Juventude da Aliança, o tema proposto será: "NADA POR NÓS SEM NÓS: JUVENTUDE CRISTÃ NA CONTRAMÃO DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO", a fim de nos fazer refletir sobre o papel transformador dos jovens no contexto social, político e religioso em que vivemos. O Nordeste, e mais especificamente a nossa igreja, continuará sendo casa e símbolo de resistência através dos DIÁLOGOS, OFICINAS, ARTE, ACOLHIMENTO E AMOR.
Durante o encontro também teremos dois momentos muito especiais. No sábado à noite inauguraremos o novo templo da Congregação da Alegria, momento singular em nossa comunidade, fruto de muita oração e trabalho das irmãs e irmãos. E no culto do domingo pela manhã lançaremos o primeiro livro da IBP: Vocação para Igualdade. Com a graça e benção da Divina Ruah, partilharemos juntos esse tempo simbólico de celebração e colheita do agir de Deus sobre a vida da nossa igreja.
A frase do nosso tema diz: "Nada sobre nós, sem nós", também podemos traduzi-la da seguinte maneira: "Nenhum resultado a respeito das juventudes haverá de ser gerado sem a plena participação das próprias juventudes". Em outras palavras, nós jovens estamos dizendo: "Exigimos que tudo que se refira a nós seja produzido com a nossa participação. Não mais aceitamos receber resultados forjados à nossa revelia. Lutaremos por um cristianismo que luta pela acolhida, igualdade e respeito a toda e qualquer pessoa. Construiremos novas formas de ser e viver em nossas igrejas promovendo vida em abundância, comprometidos com os ensinamentos de Jesus de Nazaré. Desafiaremos e resistiremos a todo projeto de desgoverno político e religioso que ameace os direitos e a liberdade das nossas irmãs e irmãos. Para isso, precisamos andar na contramão, juntos, sem soltar a mão de ninguém.

Alana Barros.