14/09/2019

Boletim Dominical 15/09/2019


TRISTEZA NÃO É PECADO!!!
Mateus 26:38

                Nos dias atuais, podemos afirmar, que estamos vivendo no que podemos chamar de tirania da felicidade. Todxs precisam estar e/ou demonstrar todo tempo que estão felizes, que não possuem problemas e que a vida está sorrindo/gargalhando para si. Para fazer tal constatação, basta visitar a maioria das redes sociais da grande maioria das pessoas que nos cercam.
                Ser feliz virou algo tão impositivo, que estar triste e/ou estar atravessando um momento de tristeza virou um “pecado” quase imperdoável. Olhamos de um lado para o outro e o que vemos são pessoas exalando “felicidade” e/ou sofrendo por não conseguir exalar tanta “felicidade”.
                Outra coisa interessante de se notar é a grande confusão que muitos de nós fazemos entre tristeza e depressão. Segundo o psiquiatra Jair Mari: “A tristeza é passageira, mas a depressão te habita. No transtorno, o vazio e a desesperança invadem o cotidiano”. Neste momento em nosso país, existem cerca de 11,5 milhões de brasileirxs diagnosticados com depressão. Entretanto, posso afirmar sem medo de errar que o número de pessoas tristes e/ou experimentando algum tipo de tristeza é muito maior.
                Se neste momento da sua vida você está experimentando algum tipo de tristeza. Tristeza leve, moderada e/ou intensa, busque ajuda. Não se cale, não se isole nem tampouco se desespere. Também lhe peço que não permita que ninguém lhe aponte o dedo e questione a sua fé. Sabe por quê? Pelo simples fato de que o nosso Senhor e Salvador Jesus de Nazaré nunca teve medo de esconder suas dores, lágrimas e tristeza (João 11:35 e Mateus 26:36-38).
                Tristeza não é pecado. Euforia demasiada não é sinônimo de fé inabalável e sim, de algum problema que precisa ser tratado no campo psiquiátrico. Se você está e/ou se encontra vivendo um momento de tristeza na sua vida, creia que você está se aproximando ainda mais de Deus. Tristeza é um sentimento humano importante para nos manter livres da negação das nossas limitações e de assumir que não temos controle de nada nesta vida.
                Tristeza não é pecado. Você pode chorar, ficar em silêncio por um tempo, se recolher e ficar mais reflexivo, enfim, enfrente este tempo da forma como a Divina Ruah lhe revelar melhor. Creia apenas que em todos os momentos da sua vida se lhe faltarem braços amigos e compreensivos não faltarão anjos dos céus que nunca soltarão sua mão (Lucas 22:40-43).

Do seu pastor e amigo,
Wellington Santos