22/11/2019

Boletim Dominical 24/11/2019


O RESSUSCITADO ESTÁ ENTRE NÓS!
Lucas 24:15, 16 e 30-33

            No último final de semana estivemos reunidos(as) em Paripueira-Al, por ocasião do nosso 25º Acampamento da Família IBP. Tivemos um tempo poderoso de comunhão, serviço, espiritualidade, mística, estudos e pregações que nos encheram da glória de Deus. A Pra. Odja e o Pr. Kinno foram os instrumentos que Deus usou para nos fazer Pensar e SENTIR a presença do Ressuscitado Jesus de Nazaré entre nós.
            Durante todos estes dias pós-acampamento, o desejo de silenciar minha alma e apagar a luz, para ver e escutar melhor a voz do amor que nos chama para amar, são intensos. Intensa também é a inquietação em minha alma causada pelas perguntas da Divina Ruah feitas através da boca da Pra. Odja: “O que precisa ser ressuscitado em minha vida? E ainda, o que precisa ser ressuscitado em minha comunidade de fé através da minha vida?” Uma outra palavra que fora colocada pela nossa pastora e que muito me fez pensar foi: “Temos percebido a presença do ressuscitado entre nós? O ressuscitado é presença constante em nossas rodas de conversa?”
            O casal de Emaús estava tão tomado pela tristeza e pelas próprias expectativas frustradas (Lucas 24:18-24) que não perceberam que aquele Queer (estranho) que se aproximou deles no caminho, era o próprio ressuscitado Jesus de Nazaré. Quantas vezes estamos tão tristes e abatidxs por conta das nossas próprias expectativas projetadas em Deus, em nossxs líderes, ou seja lá no que for, que não conseguimos enxergar a presença do ressuscitado entre nós. Nossos olhos fechados, só “enxergam” morte, defeitos, coisas ruins e maldades (Mateus 6:22, 23).
            Na partilha simples do pão, os olhos se abrem e com eles o coração pega fogo na presença do ressuscitado (Lucas 24:30-33). Você já parou para pensar que seus olhos podem estar fechados e que a culpa não é de ninguém além de você que, mesmo dentro da “igreja”, se encontra distante do ressuscitado? Será que o ressuscitado tem presença certa e permanente em nossas vidas, cotidiano, redes de amizades e conversas?
            Minha oração é que o ressuscitado esteja entre nós tendo liberdade para abrir nossos olhos, aquecer e incendiar nossos corações de amor pelo próximo e nos lançar de volta no caminho da missão. Aleluia, sê bem-vinda Divina Ruah entre nós através do ressuscitado Jesus de Nazaré.

Do seu pastor e amigo, Wellington Santos