18/10/2019

Boletim Dominical 20/10/2019

OLHOS FIXOS NA MISSÃO!
“Galileus (Família IBP), por que vocês estão olhando para o céu?” Atos 1:11ª

            Na última quinta-feira, 17 de outubro, juntamente com minha parceira de vida e ministério, completamos 26 anos à frente da Família Batista do Pinheiro como seus pastores. Neste mesmo dia, iniciamos nossas conversas sobre a segunda etapa do planejamento que iniciamos em Maio/2019, com a assessoria do Paulo Ueti. Neste dia, esteve reunido o grupo que estava pensando a formação educacional e teológica da nossa comunidade para os próximos anos.
            Estamos às portas de completar, enquanto igreja organizada oficialmente (21 de março de 1970), 50 anos de organização e existência, proclamando o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré, com todas as suas implicações no campo da justiça, dignidade, paz, alegria e amor que poderíamos dizer, seria uma síntese do Reino de Deus anunciado por Jesus (Romanos 14:17).
            Uma tendência perigosa que corremos enquanto comunidade do Reino é ficarmos embevecidos(as) pelo passado, juntamente com aquelas realizações que consideramos bem sucedidas. Perigo de sermos tomados(as) por um saudosismo paralisante que pode nos levar a ficarmos com os olhos fixos nos “céus”. O texto acima relata exatamente o alerta aos discípulos(as) de Jesus, feito pelos dois homens misteriosos vestidos de branco (Atos 1:10b).
            No livro de Atos, escrito por Lucas, o texto inicia com a visitação do ressuscitado Jesus aos seus seguidores (Atos 1:1-3). Nesta visita que seria sua última aparição antes de ser elevado aos céus, Jesus lhes dá orientações e faz uma promessa: “Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1:8). Segundo a narrativa bíblica, logo após esta promessa Jesus foi elevado à presença de Deus. Neste momento, os(as) discípulos(as) ficam paralisados(as) perante tal cena grandiosa, esquecendo-se da ordem missionária que lhes foi dada (Atos 1:10a).
            Sei que é difícil deixar o que passou para trás e seguir caminhando. Sei que é muito difícil se reinventar depois de tantas lutas com algumas derrotas e vitórias. Sei que é difícil praticamente reiniciar tudo novamente como se fosse a primeira vez, sendo que depois de tantas andanças e embates, estamos mais cansados(as) e meio desanimados(as). O problema é que o Reino de Deus não se constrói olhando para trás e/ou fixando os olhos no céu, numa tentativa desesperada de congelar o presente. Não temos opção: Ou desistimos ou seguimos em frente. Qual sua opção?
            Estamos mergulhados(as), neste momento, em busca de respostas do alto para nossa comunidade, que tem uma missão a cumprir, em obediência Aquele que é o Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12:2). Segundo o escritor Rubem Alves, eu e a pastora Odja não temos mais 26 anos de ministério como líderes desta linda família de fé, nem tampouco a IBP tem mais 49 anos e 7 meses de existência. Quantos anos ainda temos pela frente enquanto líderes desta amada igreja e quantos anos tem a Família IBP para cumprir sua missão, é um mistério reservado ao Senhor da história (Marcos 13:32). Sigamos unidos(as), com os olhos fixos na missão, em obediência ao Aba (Marcos 14:36a), que nos confiou tamanha responsabilidade.

Do seu pastor e amigo,
Wellington Santos